sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

"O Cais é um espelho"


 A nossa equipe “Semillas” realizou uma vivencia no CAPS Cais Mental II, um espaço de saúde mental, onde fomos recebidos pela terapeuta ocupacional Francilene Nunes Rainone, dois estagiários e cinco usuários.

A equipe profissional do CAPS é composta por psicólogo, psiquiatra, enfermeiro, professor de educação física e terapeuta ocupacional, etc. Os usuários são encaminhados pelos postos de saúde ou redes, exceto usuários de álcool e outras drogas.

O espaço possui ambulatório, atendimento individual e oficinas terapêuticas que surgiram no ano de 1996, e recentemente o projeto INSERE, que é uma parceria com diversas empresas dispostas a oferecer cursos e vagas de emprego para os usuários.

As oficinas terapêuticas oferecidas são vídeo e cinema, fotografia e confecção de bonecos. A ideia de fazer vídeo e cinema partiu de um usuário, e a primeira produção foi sobre o tabagismo, uma de suas realidades. Outra produção que assistimos foi “Beigia Uma História de Vida” baseada na vida de uma usuária em conjunto da imaginação de todos.

Conhecer esse espaço de saúde mental foi muito significativo para mim, poder ver que a luta pela reforma psiquiátrica está colhendo frutos, dando oportunidades aos usuários de terem autonomia em suas atividades e no seu dia a dia, sendo protagonistas da própria vida, podendo expressar seus sentimentos e pensamentos de diversas maneiras, conquistando o seu espaço no social, sendo inseridos como cidadãos, como nós, tendo direitos e deveres, merecendo respeito e acima de tudo vistos com um olhar mais humanizado, um olhar de amor. 

Algumas frases dos usuários:

“O cais é um espelho”
“O cais é meu conforto, minha âncora”
“Ideias fixas mudam também” 



Nenhum comentário:

Postar um comentário